No mundo dos métodos da avaliação do desempenho, existem duas linhas de raciocínio que são lógicos:
1. Métodos existentes: os resultados são nulos, pois não motivam, geram confusão, além da operacionalização ser desgastante;
2. Todos sabemos que o feedback constante é o mais eficaz. Mas como implementa-lo?
A Fenik Business após anos de experiência, testando métodos, finalmente conseguiu resultado expressivo, no mais novo método de avaliação do desempenho: Competências x Feedback constante.
O novo formato permeia o que as novas e antigas gerações precisam, feedback constante, seja eles positivos e ou negativos.
Todos precisam ser avaliados. Será que sou produtivo? O que pensam do meu trabalho? Onde posso melhorar?
As pessoas pensam nisso a todo instante !!
Informação para Gestão de Negócios
O grande segredo? Está no líder. É ele que precisa mudar. Precisa definir o objetivo da sua equipe e dizer quais as competências que as pessoas daquela área necessitam ter para alcançar os objetivos. Estas competências além de diferentes para cada área, estarão presentes o tempo todo em sua mente e automaticamente ele estará avaliando as pessoas.
O que falta? É o líder fazer a sua parte !! Avaliar o profissional e passar feedback na hora, pois as competências foi ele quem definiu, não recebeu pronto.
Como fazer o líder entender esta necessidade?
1. O líder precisa registrar a avaliação;
2. O RH é peça fundamental na cobrança dos registros e a comunicação do feedback;
3. O Líder também receberá o seu feedback, de acordo com as competências que seu cargo requer. É via de mão dupla.
A partir do entendimento e da prática do feedback constante, ferramentas da gestão de pessoas, tais como:
1. Avaliação x entrevista x testes no recrutamento e seleção;
2. Avalição no período de experiência;
3. Aumento por mérito, atrelado ao plano de carreira...